Móvel ou obra de arte? 3 linhas com o design 100% inovador

E você, o que acha? Estas peças são de design doméstico ou verdadeiras obras de arte? Descubra!

Sofá Link de Raw Color, mesa de café La Isla de NOTE, mesinha auxiliar Faces de Nathan Yong para Sancal.
Sofá Link de Raw Color, mesa de café La Isla de NOTE, mesinha auxiliar Faces de Nathan Yong e assentos Diwan de PerezOchando, para Sancal. Imagem cortesia da Sancal.

Por mais criativos que sejam, poucos designers criaram móveis que podemos qualificar como verdadeiras obras de arte. Afinal, por mais belas, surpreendentes ou inovadoras que sejam, as peças de design buscam atender a uma necessidade prática, enquanto as obras de arte focam na expressão e contemplação. Por exemplo, ao contrário de um quadro ou escultura, uma cadeira de jantar serve para nos sentarmos à mesa, e não tanto para ser observada.

No entanto, em algumas ocasiões, a fronteira entre móveis e obras de arte é tão tênue que quase desaparece. E estas três linhas de design são exemplos perfeitos disso.

Imperfettolab


Fundada em 1992 na região de Romagna (norte da Itália), a Imperfettolab é uma empresa familiar italiana que cria peças de design verdadeiramente surpreendentes. Mais do que móveis, seus designs são verdadeiras esculturas. A mesa de café ou assento Arenaria, por exemplo, recria a forma de uma rocha. Desenhada por Verter Turroni, esta peça é surpreendentemente versátil, pois pode ser usada como mesa de café, banco ou simplesmente como uma escultura decorativa.

Outras peças da marca, como o banco corrido Ciottolo#1 ou o assento Flow, também oferecem esse valor escultórico. E, embora sirvam para sentar, está claro que nestas peças a forma é mais importante do que a função.

No Falgs by Zaven em colaboração com Verso


Este ano, o estúdio de design veneziano Zaven colaborou com a galeria de arte e design itinerante Verso para criar a coleção No Flags. As peças da colaboração — divertidas, coloridas e alegres — são uma continuação da estética do estúdio italiano e buscam subverter as formas e silhuetas dos móveis tradicionais.

O nome (No Flags, em inglês “Sem Bandeiras”) refere-se a como a coleção toma o elemento simbólico nacionalista das bandeiras e o reinterpreta com combinações de cores divertidas e energéticas. Esta coleção, assim, utiliza o design para falar de abertura, diálogo e liberdade.

Coleção No Flags, de Zaven para a Verso Gallery em Nova York.
Coleção No Flags, de Zaven para a Verso Gallery em Nova York. Imagem de Fran Parente.

Sancal


Na Sancal, a criatividade é tudo. Esta firma espanhola fundada em 1973 oferece um vasto catálogo de divertidas peças de mobiliário, que demonstram que o design não precisa ser sério e sofisticado para ser atraente ou desejável. Alguns dos designs mais originais da Sancal — como seu sofá Link — são uma verdadeira declaração de intenções.

Ao fundo, sofá e pufe Loop da Raw Color, mesinhas laterais Faces de Nathan Yong e, à direita, sofá Link bicolor da Raw Color. Tudo de Sancal.
Ao fundo, sofá e pufe Loop da Raw Color, mesinhas laterais Faces de Nathan Yong e, à direita, sofá Link bicolor da Raw Color. Tudo de Sancal. Imagem cortesia de Sancal.

O sofá Link é uma criação do estúdio holandês Raw Color e é talvez uma das peças mais singulares da Sancal. Apresentado em 2022, é o complemento perfeito a outros designs divertidos da marca (como o sofá Loop ou as mesas auxiliares Faces). A ideia é recriar a forma de uma corrente, ampliando-a até transformá-la em um assento. Se algum designer já se perguntou “por que um assento não pode ser uma obra de arte quando não estamos usando?”, a resposta é que pode, e este sofá é o melhor exemplo.

Você também pode estar interessado


Natal 2024: 6 ideias simples e lindas de decoração para a sua casa

Como montar um SPA em casa: decoração de SPA para o banheiro

Decoração de Ano Novo 2024: 7 Ideias para comemorar o Réveillon

7 ideias de como decorar a casa no Natal gastando pouco

Sign up for more like this.